UFC realiza encontros com mais de 1.800 concluintes inscritos no Enade 2023

Data de publicação: 18 de setembro de 2023. Categoria: Notícias

Os participantes precisam acessar o Sistema Enade, se cadastrar e preencher o Questionário do Estudante (Foto: Viktor Braga)

Com o fim do prazo para inscrição e retificação de estudantes pelas coordenações de curso, aguarda-se a presença de 1.811 concluintes de 26 cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará no Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. As provas serão aplicadas no dia 26 de novembro, mas os participantes  precisam também acessar o Sistema Enade, se cadastrar e preencher o Questionário do Estudante.

Dando continuidade às ações de sensibilização sobre o Enade na UFC, a Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da Pró-Reitoria de Graduação realiza uma série de encontros com alunos dos cursos participantes. O objetivo é informá-los sobre a importância do Exame e sua estrutura, bem como repassar orientações a respeito do preenchimento do Questionário.

É importante lembrar que o Enade é componente curricular obrigatório, indispensável para a conclusão do curso. Tanto o preenchimento do Questionário do Estudante quanto a participação na prova são obrigatórios para os concluintes dos cursos participantes. Portanto, a irregularidade no Enade impossibilita a colação de grau. O cadastro e o Questionário do Estudante já estão abertos aos concluintes, mas a COPAV orienta que o preenchimento seja feito após o encontro com o curso do participante.

ENCONTROS – O primeiro encontro sobre o Enade 2023 com estudantes aconteceu na tarde da última quarta-feira (13), via meet. Esse evento foi direcionado para os alunos e coordenadores dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica e de Produção do Campus de Russas.

Outros encontros estão confirmados. Nesta terça-feira (19), às 14h30min, a reunião será presencial, em Fortaleza, e ocorrerá no Auditório da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), localizada no Campus do Porangabussu, com a participação de coordenadores e estudantes destes cursos.

Na quarta-feira (20), o encontro será com os estudantes dos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos e Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), em Fortaleza. A reunião será pela Internet, via meet, a partir das 14h30min.

Na quinta-feira (21) serão realizados dois encontros virtuais, via meet. Às 10h, a sensibilização terá como público os alunos e coordenadores do curso de Medicina, da Faculdade de Medicina (FAMED), em Fortaleza. Já às 16h o encontro será realizado junto aos interessados do Centro de Tecnologia, também na Capital, em específico as Engenharias Ambiental, Civil, de Computação, Produção, de Teleinformática, Elétrica, Mecânica e Química.

A agenda de reuniões será retomada na próxima semana. Na quarta-feira (27), será realizado, às 18h, um encontro virtual junto aos coordenadores e alunos do Campus de Sobral: Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Medicina e Odontologia.

Na tarde de quinta-feira (28), às 14h30min, a reunião será presencial e ocorrerá na sala 10 do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design (DAUD), em Fortaleza, com foco na participação da coordenação e dos alunos de Arquitetura e Urbanismo.

Os links de acesso às reuniões remotas pelo meet serão enviados pelas coordenações de curso. À medida que novos encontros forem agendados, o calendário será atualizado neste site do Enade na UFC.

→ Acompanhe o calendário de encontros.

ENADE – O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional dos estudantes.