Prazo para pedir atendimento especializado e tratamento pelo nome social termina nesta sexta (8)

Data de publicação: 5 de setembro de 2023. Categoria: Notícias

Quem vai participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 e precisa de atendimento especializado deve solicitar até a próxima sexta-feira, 8 de setembro. O prazo também vale para as solicitações de tratamento por nome social. O exame será aplicado em 26 de novembro e avaliará os estudantes concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao Ano I do Ciclo Avaliativo do Enade.

Na Universidade Federal do Ceará, 26 cursos participam desta edição do exame.

Outros procedimentos também já podem ser realizados, em casos específicos: a indicação do curso pelo qual será avaliado, se o participante estiver matriculado em mais de uma graduação (até 15 de setembro) e o preenchimento do Questionário do Estudante (até 25 de novembro).

ENADE – Realizado anualmente pelo Inep, o exame é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. A inscrição é obrigatória para ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas avaliadas.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep