Português

Inep antecipa divulgação da lista dos estudantes regulares no Enade 2019

23 de dezembro de 2019

Ciente da importância do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os procedimentos de colação de grau e emissão de diplomas realizados pelas instituições de educação superior, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou, para esta segunda-feira, 23 de dezembro, os Relatórios de Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2019. Portanto, os estudantes que se encontram em situação regular estarão aptos a colar grau ainda em 2019. O Enade é componente curricular obrigatório das matrizes dos cursos e, por isso, a participação nas provas e o preenchimento do Questionário do Estudante são imprescindíveis para a obtenção do diploma de graduação.

“A antecipação do prazo inicialmente previsto em edital, que seria em 2 de janeiro de 2020, representa o respeito do Inep pelos estudantes e também a isonomia e a transparência em seus processos de divulgação de resultados e disseminação de dados, já que os relatórios de regularidade foram disponibilizados simultaneamente para todos os participantes do exame’’, destaca o presidente substituto do Inep, Camilo Mussi. O diretor de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Inep, Moaci Alves Carneiro, complementa: “Nós vamos beneficiar os estudantes que precisam colar grau e também as instituições, dada a importância deste relatório para a emissão dos diplomas aos graduandos”, explica.

O Enade 2019 registrou a inscrição de quase 1,2 milhão de estudantes ingressantes e concluintes, vinculados a mais de 8 mil cursos avaliados, pertencentes a 29 áreas de conhecimento: agronomia; arquitetura e urbanismo; biomedicina; educação física; enfermagem; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de produção; engenharia de controle e automação; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; e zootecnia. Os cursos que oferecem o grau de tecnólogo são os seguintes: tecnologia em agronegócio; tecnologia em estética e cosmética; tecnologia em gestão ambiental; tecnologia em gestão hospitalar; tecnologia em radiologia; e tecnologia em segurança no trabalho.

Ausentes – O Inep também antecipou o período para justificativa de ausência no Enade 2019. A partir de amanhã, 24 de dezembro, os estudantes inscritos na condição de concluintes que não compareceram ao exame por ocorrências de ordem pessoal ou compromissos profissionais devem fazer a solicitação de dispensa da prova, via Sistema Enade, para o coordenador de seu curso. O período para justificativa de ausência vai até 5 de fevereiro de 2020. Nesse período, a instituição de educação superior também poderá apresentar solicitações de dispensa em casos de ausência do estudante devido a compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado pelo Enade ou por atos de responsabilidade da instituição, que serão analisados pelo Inep.

Fazer a prova ou justificar a ausência é obrigatório para a regularidade junto ao Enade. O concluinte que permanecer em situação de irregularidade não estará apto a colar grau até que ocorra regularização pelo Inep na edição subsequente do exame. É importante salientar que os estudantes que realizaram a prova ou que serão dispensados têm garantida a regularidade apenas se tiverem preenchido o Questionário do Estudante no período estabelecido em edital.