ENADE será realizado neste domingo (26); confira dicas para o Exame

Data de publicação: 21 de novembro de 2023. Categoria: Notícias
Foto: estudantes fazendo prova

A participação no ENADE 2023 será atestada a partir do preenchimento do Questionário do Estudante e da assinatura na lista de presença, com permanência mínima de 2 horas na sala de aplicação da prova (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2023 será realizado neste domingo (26). Na Universidade Federal do Ceará, serão avaliados 26 cursos de graduação, com 1.811 concluintes inscritos. Os participantes poderão consultar seus locais de prova no Cartão de Confirmação de Inscrição no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ao acessar o Sistema ENADE.

Fique atento ao horário! A prova terá início pontualmente às 13h30min e seguirá até 17h30min. Mas atenção! Os portões serão fechados às 13h. Depois disso não será permitido o acesso. Então, recomenda-se que planeje seu deslocamento e compareça ao local com pelo menos 45 minutos de antecedência.

PROVA

O local de prova será informado após o preenchimento do Questionário do Estudante no Sistema ENADE, que estará disponível somente até a véspera da prova, 25 de novembro (sábado). Recomenda-se, porém, que não deixe para a última hora.

Para ter acesso ao local de prova, o estudante precisará apresentar o original de documento de identificação oficial com foto, válido e legível. São aceitos os documentos digitais e-Título, CHN digital e RG digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

O estudante deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente, para responder tanto às questões objetivas quanto às discursivas.

Embora não seja obrigatório, recomenda-se que leve também seu Cartão de Confirmação da Inscrição (que poderá ser impresso após o preenchimento do Questionário do Estudante).

A participação no ENADE 2023 será atestada a partir do preenchimento do Questionário do Estudante e da assinatura na lista de presença, com permanência mínima de 2 horas na sala de aplicação da prova.

Após a aplicação do exame, o estudante que sair com o caderno de prova poderá entregar ao coordenador de curso, de forma voluntária, a  contracapa do caderno de prova que contém um código alfanumérico de confirmação de presença no exame. Isso poderá ser feito no mesmo dia ou posteriormente. Deste modo, o coordenador de curso poderá registrar a presença do estudante na prova por meio da validação, junto ao Sistema ENADE, do código alfanumérico constante na contracapa do caderno de prova.

ATENÇÃO!

• Durante as provas, não será admitida, sob pena de exclusão do exame, qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os participantes, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações.
  • Também são proibidos máquina calculadora (inclusive relógio), régua de cálculo, agenda eletrônica ou similares, telefone celular, smartphone, tablet, ipod, mp3, bip, walkman, pager, notenook, palm top, pendrive, câmera fotográfica, gravador ou qualquer outro receptor ou transmissor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
  • Se levados, estes objetos terão de ser mantidos desligados e guardados no envelope porta-objetos durante todo o tempo de permanência do estudante no local de aplicação da prova.

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

• A estudante com atendimento para lactante autorizado deverá comparecer ao local de prova com acompanhante para o recém-nascido. O aplicador de prova reservará espaço adequado à amamentação durante o período de realização do exame.
  • O estudante com solicitação aprovada de atendimento para cegueira, surdocegueira, baixa visão, visão monocular e/ou outra condição específica poderá utilizar material próprio.
  • O estudante com solicitação aprovada de atendimento para transtorno do espectro autista poderá utilizar caneta transparente com tinta colorida para proceder marcações em seu caderno de prova, exclusivamente. O cartão-resposta deverá obrigatoriamente ser preenchido com caneta transparente de tinta preta.

O descumprimento de qualquer uma das disposições acima implicará na irregularidade do estudante junto ao ENADE 2023. O estudante irregular não poderá colar grau antes de agosto de 2024, quando o INEP, responsável pelo Exame, emitirá ato regularizando a situação desses discentes.

→ Acesse o Sistema ENADE

→ Leia o Edital INEP/MEC nº 37/2023, que contém diretrizes, procedimentos, prazos e demais aspectos relativos à realização do ENADE 2023.

→ Consulte o Manual do Aluno do ENADE – Edição 2023, elaborado pela COPAV/PROGRAD/UFC

Se você for estudante da Universidade Federal do Ceará e tiver alguma dúvida sobre o ENADE 2023, entre em contato com a Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da PROGRAD-UFC: copav@prograd.ufc.br