Solicitação de atendimento especializado / específico e pelo nome social até sexta (13)

Data de publicação: 9 de setembro de 2019. Categoria: Notícias

Encerra-se nesta sexta-feira (13) o período para solicitação de atendimento especializado e/ou específico para a realização da prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019. O prazo é o mesmo para solicitar atendimento pelo nome social, de acordo com o cronograma do Enade.

Os estudantes concluintes em alguma dessas situações deve fazer a solicitação via sistema Enade, com apresentação de documentação exigida pelo Edital Nº 43/2019 – INEP/MEC.

O atendimento especializado é destinado a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e/ou discalculia.

Já o atendimento específico consiste no atendimento a gestantes, lactantes, idosos ou pessoa com outra condição específica.

O atendimento pelo nome social deve ser solicitado pela pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero.

As solicitações serão analisadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgadas pelo órgão a partir de 19 de setembro.

Caso a solicitação seja indeferida, o estudante pode, ainda, solicitar recurso ao Inep no período de 23 a 27 de setembro. O resultado dos recursos será divulgado a partir de 1º de outubro.