Solicitação de atendimento especializado e por nome social de 30 de agosto a 3 de setembro

Data de publicação: 26 de agosto de 2021. Categoria: Notícias

Estudantes concluintes habilitados para a realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) poderão solicitar atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social no período de 30 de agosto a 3 de setembro.

O aluno em alguma dessas situações deve fazer a solicitação via sistema Enade, com a apresentação da documentação comprobatória exigida pelo Edital Nº 36/2021, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

atendimento especializado é destinado a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira,
dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia, além de gestantes, lactantes, idosos e/ou pessoas com outra condição específica.

atendimento pelo nome social deve ser solicitado pela pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em  consonância com sua identidade de gênero (estudante transexual, travesti ou transgênero).

As solicitações serão analisadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgadas pelo órgão no dia 10 de setembro.

Caso a solicitação seja indeferida, o estudante pode, ainda, solicitar recurso ao Inep no período de 13 a 17 de setembro. O resultado dos recursos será divulgado a partir de 24 de setembro.

O estudante que necessitar de atendimento devido a acidentes ou casos fortuitos após o período previsto cronograma do Edital deverá solicitá-lo via Central de Atendimento 0800 616161, em até 10 (dez) dias antes da aplicação do Exame.