Iniciado período de preenchimento do Cadastro do Estudante

Data de publicação: 9 de julho de 2022. Categoria: Notícias

O sistema do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 está aberto para os estudantes concluintes habilitados inscritos preencherem o Cadastro do Estudante. As informações podem ser enviadas até o dia 26 de novembro.

No momento do preenchimento do cadastro, o estudante deve informar seu CPF, endereço de e-mail e número de telefone válidos. Também deve anexar uma foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). Vale ressaltar que os dados pessoais informados no cadastramento devem ser correspondentes aos registrados na Receita Federal.

InscriçõesAs inscrições serão realizadas pelos coordenadores de curso, até o dia 31 de agosto. Apenas após as inscrições é que os estudantes poderão preencher o cadastro. Caso o aluno habilitado não identifique sua inscrição, deverá solicitar esclarecimentos e devidas providências ao coordenador do curso a que estiver vinculado, dentro do período previsto.

A partir do dia 1º de setembro, os estudantes deverão solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social, caso necessário. Também será preciso responder ao Questionário do Estudante, instrumento de preenchimento obrigatório, destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados do Enade e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de instituições de educação superior.

Diretrizes de provaNa última sexta-feira, 1º de julho, foram publicadas, no Diário Oficial da União, 26 portarias referentes às diretrizes de provas e aos componentes específicos de cada área de graduação a ser avaliada no Enade 2022 e 1 sobre as diretrizes de prova e os componentes específicos da área de Formação Geral, comum a todas as áreas.

O Enade 2022 avaliará, no grau acadêmico bacharelado, os cursos de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social (jornalismo), comunicação social (publicidade e propaganda), direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia em comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

Na Universidade Federal do Ceará, 16 cursos participarão do Exame.

AplicaçãoO exame será aplicado no dia 27 de novembro. A participação no exame envolve responder ao Questionário do Estudante e fazer a prova.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.