Estudantes com mais de uma inscrição devem indicar curso de referência no Enade

Data de publicação: 10 de setembro de 2021. Categoria: Notícias

Os estudantes com mais de uma inscrição no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 têm até o dia 17 de setembro para escolher o curso de referência para o preenchimento do Questionário do Estudante e para a realização da prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) receberá a indicação do curso por meio do Sistema Enade. O exame será aplicado no dia 14 de novembro.

O estudante é inscrito mais de uma vez no Enade quando é concluinte de dois cursos do mesmo ciclo avaliativo. Nesses casos, deve optar em qual deles quer ter o desempenho avaliado.

O Enade 2021 avaliará os concluintes de cursos de graduação e de cursos superiores de tecnologia nas áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ao todo, o exame avaliará o desempenho de estudantes de 30 áreas, com a participação de cerca de 490 mil estudantes concluintes.

CADASTRO – O Sistema Enade também está aberto para os estudantes concluintes habilitados preencherem o Cadastro do Estudante. O Inep receberá as informações até 13 de novembro.

No momento do preenchimento do cadastro, o estudante deve informar seu CPF, endereço de e-mail e número de telefone válidos. Também deve anexar uma foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). Vale ressaltar que os dados pessoais informados no cadastramento devem ser correspondentes aos registrados na Receita Federal.

ENADE – Aplicado desde 2004 e realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sinaes e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes. É componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e composto por uma prova para avaliação individual de desempenho e um questionário socioeconômico e avaliativo, preenchido pelo estudante. É importante destacar que quem falta à prova ou não preenche o questionário não pode colar grau.

A inscrição no Enade é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. Os ingressantes habilitados inscritos são dispensados da participação no exame, mas precisam ser inscritos pelas instituições dentro do prazo divulgado. Já os estudantes concluintes habilitados devem obrigatoriamente participar do exame, fazendo a prova e respondendo ao Questionário de Estudante.

Informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep