ENADE será realizado neste domingo (27); confira dicas para o Exame

Data de publicação: 21 de novembro de 2022. Categoria: Notícias

Foto: estudantes fazendo prova

O estudante deve levar documento oficial com foto e caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Na Universidade Federal do Ceará, 16 cursos foram enquadrados para participação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) em 2022. Se você é um dos 1.331 concludentes inscritos, confira algumas dicas para uma boa realização da prova:

1. O ENADE 2022 será realizado no dia 27 de novembro (domingo). Atenção ao horário! A prova terá início pontualmente às 13h30min e seguirá até 17h30min.

2. Os portões serão fechados meia hora antes, ou seja, às 13h (horário de Brasília – DF). Depois disso, não será permitido o acesso. Então planeje seu deslocamento e programe-se para comparecer ao local de prova com, pelo menos, 45 minutos de antecedência.

3. Não se esqueça de responder o Questionário do Estudante no Sistema ENADE, que estará disponível somente até a véspera da prova, 26 de novembro (sábado). Após o preenchimento, será informado o seu local de prova. Não deixe para a última hora.

4. Para ter acesso ao local de prova, o estudante deverá ter em mãos o original de documento de identificação oficial com foto, válido e legível. São aceitos os documentos digitais e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

5. Embora não seja obrigatório, recomenda-se que leve também seu Cartão de Confirmação da Inscrição (que poderá ser impresso após o preenchimento do Questionário do Estudante).

6. Durante a prova, o estudante deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente, para responder tanto as questões objetivas quanto as discursivas.

7. O estudante deve comparecer ao local de provas utilizando máscara para prevenção à covid-19, exceto no Distrito Federal, nos estados ou nos municípios onde o uso da máscara para prevenção à covid-19 em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar.

8. A participação no ENADE 2022 será atestada a partir do preenchimento do Questionário do Estudante e da assinatura na lista de presença, na sala de aplicação da prova.

9. Durante as provas, não será admitida, sob pena de exclusão do exame, qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os participantes, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações.

10. Também são proibidos máquina calculadora (inclusive relógio), régua de cálculo, agenda eletrônica ou similares, telefone celular, smartphone, tablet, ipod, mp3, bip, walkman, pager, notenook, palm top, pendrive, câmera fotográfica, gravador ou qualquer outro receptor ou transmissor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

11. Se levados, estes objetos terão de ser mantidos desligados e guardados no envelope porta-objetos durante todo o tempo de permanência do estudante no local de aplicação da prova.

12. A estudante com atendimento para lactante autorizado deverá comparecer ao local de prova com acompanhante para o recém-nascido. O aplicador de prova reservará espaço adequado à amamentação durante o período de realização do exame.

13. O estudante com solicitação aprovada de atendimento para cegueira, surdocegueira, baixa visão, visão monocular e/ou outra condição específica poderá utilizar material próprio.

14. O estudante com solicitação aprovada de atendimento para transtorno do espectro autista poderá utilizar caneta transparente com tinta colorida para proceder marcações em seu caderno de prova, exclusivamente. O cartão-resposta deverá obrigatoriamente ser preenchido com caneta transparente de tinta preta.

15. O descumprimento de qualquer uma das disposições acima implicará na irregularidade do estudante junto ao ENADE 2022.

Leia o Edital Inep/MEC nº 51/2022, que contém diretrizes, procedimentos, prazos e demais aspectos relativos à realização do ENADE 2022.