Exame será aplicado no dia 22 de novembro

Data de publicação: 10 de março de 2015. Categoria: Notícias

O Enade deste ano avaliará estudantes concluintes de 16 cursos de bacharelado da UFC. Marcado para o dia 22 de novembro, o exame é obrigatório para obtenção do diploma.

As regras do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2015 estão publicadas na edição de ontem (9) do Diário Oficial da União, na Portaria Nº 6. O Exame será aplicado no dia 22 de novembro, às 12h, de acordo com o horário local (o Ceará não entra no horário de verão), e as instituições de ensino serão responsáveis pelas inscrições dos estudantes.

Até o dia 15 de junho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará em seu site as instruções para as inscrições.

Nesta edição, farão a prova na Universidade Federal do Ceará (UFC) os estudantes dos bacharelados em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia e Secretariado Executivo. São avaliados tanto os cursos noturnos quanto os integrais, assim como os da Educação à Distância (EaD), num total de 16 cursos.

Na UFC, devem fazer as provas os discentes destes cursos que tenham expectativa de conclusão até julho de 2016 ou tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima até 31 de agosto deste ano. Estudantes em atividades curriculares no exterior (como o Ciência Sem Fronteiras) estão dispensados do Exame. Alunos ingressantes precisam ser inscritos, mas não deverão fazer a prova, pois é considerada a avaliação feita pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Anualmente, o Ministério da Educação define as áreas de conhecimento a serem avaliadas. A periodicidade de aplicação do Enade em cada área é de três anos.