Divulgadas diretrizes de prova das áreas do Enade

Data de publicação: 8 de julho de 2022. Categoria: Notícias

As diretrizes de prova de cada área a ser avaliada no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, o exame avaliará 26 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao ano III do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

As diretrizes de provas foram divulgadas, por meio de 27 portarias, sendo que uma trata das diretrizes de prova de formação geral, comum a todas as áreas, e 26, das diretrizes de componente específico de cada área do exame.

Os normativos publicados foram elaborados com base nos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais, no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, em dispositivos normativos e legislações de regulamentação do exercício profissional vigentes e atinentes às áreas de avaliação. As diretrizes apresentam as características do perfil do concluinte que o exame avaliará, bem como as competências desenvolvidas durante o curso e os conteúdos que serão cobrados.

As diretrizes de prova são documentos que possibilitam às instituições de educação superior conferir o correto enquadramento de seus cursos no Enade 2022. O enquadramento é o processo pelo qual cada curso é vinculado à respectiva área de avaliação do Enade, correlacionada a seu projeto pedagógico e a seu rótulo na Classificação Internacional Normalizada da Educação adaptada para os cursos de graduação e sequenciais do Brasil (Cine Brasil), com base nas diretrizes de prova publicadas pelo Inep.

Na prova, o estudante concluinte terá quatro horas para resolver questões de formação geral, comum a todas as áreas, e do componente específico do curso. A prova referente à formação geral terá dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. Já em relação ao componente específico de cada área, o estudante responderá a 30 questões, sendo 3 discursivas e 27 de múltipla escolha. Nas duas situações, as provas de múltipla escolha envolverão situações-problema e estudos de caso.

O Enade 2022 avaliará, no grau acadêmico bacharelado, os cursos de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social (jornalismo), comunicação social (publicidade e propaganda), direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia em comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

Na Universidade Federal do Ceará, 16 cursos participarão do Exame.

AplicaçãoO exame será aplicado no dia 27 de novembro. A participação no exame envolve responder ao Questionário do Estudante e fazer a prova.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.