Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

Área do conteúdo

Divulgada relação de estudantes regulares no Enade

Data de publicação: 16 de dezembro de 2021. Categoria: Notícias

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira, 15 de dezembro, a lista de estudantes em situação regular no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. Os coordenadores de curso e procuradores institucionais educacionais podem acessar os nomes dos estudantes pelo Sistema Enade.

Os inscritos que não compareceram à aplicação da prova podem regularizar sua situação para colar grau, por meio da solicitação de dispensa da prova, no período de 16 de dezembro a 21 de janeiro de 2022, no Sistema Enade. O pedido deve ser realizado pelo estudante ou pela instituição de educação superior, a depender da motivação da ausência, conforme previso nos anexos II e III do edital do Enade 2021.

Solicitação do Estudante – Pode solicitar dispensa de prova o estudante que não compareceu à prova, mas que cumpriu os demais requisitos para a obtenção de regularidade no Enade (preenchimento do Questionário). São motivos que justificam a ausência na aprova: acidentes; assalto; casamento; extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação; luto; saúde; maternidade ou paternidade; privação de liberdade, entre outras condições listadas e detalhadas em edital. Compromissos profissionais também se enquadram nas situações para o estudante pedir a dispensa da prova.

Já os estudantes eliminados do exame no local de aplicação não poderão solicitar dispensa de prova.

Solicitação da instituição – A solicitação de dispensa de prova por iniciativa da instituição de educação superior pode ser feita para estudantes que tiveram compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado pelo Enade (mobilidade acadêmica) e para estudantes que não compareceram ao local de prova em decorrência de ato de responsabilidade da instituição, como indicação incorreta do município de prova na inscrição do estudante. Não cabe à instituição solicitar dispensa de prova quando o estudante faltou ao exame por motivo pessoal ou profissional.

Nos dois tipos de solicitação de dispensa de prova, o pedido deve ser acompanhado de documentação que comprove o motivo da ausência no local de aplicação do Enade 2021, como cópia digitalizada do documento original ou de sua cópia autenticada, nos termos definidos pelo edital do exame. Os documentos comprobatórios deverão ser anexados em formato PDF, com tamanho máximo de 2MB, e inseridos no Sistema Enade.

Os estudantes com pedido de dispensa deferido farão parte automaticamente do Relatório de Regularidade do Enade 2021, desde que não possuam pendências em relação ao Questionário do Estudante.

Análise e deliberação dos pedidos de dispensa – Também começa nesta quinta-feira, 16 de dezembro, o período de análise e deliberação das respectivas solicitações de dispensa registradas. Cabe ao coordenador de curso analisar os pedidos de dispensa dos estudantes e ao Inep as solicitações realizadas pelas instituições. Prazo se encerra em 25 de janeiro de 2022.

Enade – Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Eles formam um conjunto avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras.

O objetivo do exame é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas ligados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada em seu histórico escolar pela instituição de educação superior à qual está vinculado.

 

Informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep

Acessar Ir para o topo