Disponível resultado dos pedidos de atendimento; recursos são aceitos até sexta (22)

Data de publicação: 18 de setembro de 2023. Categoria: Notícias

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na última sexta-feira (15), o resultado dos pedidos de atendimento especializado e tratamento pelo nome social no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. A análise dos documentos está disponível no Sistema Enade.

O estudante que teve o pedido de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social indeferido poderá interpor recurso aos resultados, por meio do sistema do exame, até sexta-feira (22). O procedimento deve ser realizado com envio de nova documentação. O resultado dos recursos será divulgado no dia 29 de setembro, pelo Sistema Enade.

DOCUMENTAÇÃO Para atendimento especializado, o documento deve apresentar nome completo do estudante, diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

No caso de recurso para tratamento pelo nome social, o estudante deve anexar ao Sistema Enade foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). Além disso, também é necessário enviar cópia digitalizada (frente e verso) de um dos documentos de identificação oficial com foto válido, conforme previsto no edital do exame.

ENADE – Aplicado desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Eles formam um conjunto avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras.

→ Na Universidade Federal do Ceará, 26 cursos participam desta edição do exame.

O objetivo do exame é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional dos estudantes.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e subsidiam decisões de gestores educacionais, escolhas de estudantes, além de inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e aperfeiçoamento da qualidade da educação superior.

Informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep