Capacitação para elaboradores de itens do Enade em 10 de março

Data de publicação: 19 de fevereiro de 2020. Categoria: Notícias

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá preparar docentes para elaboração do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Foram registrados 1.928 cadastros efetivados para compor o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ES). Os professores aptos a fazer a capacitação poderão ser chamados até o dia 6 de março, conforme previsto em edital publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 10 de fevereiro.

Os docentes capacitados irão elaborar as questões armazenadas no BNI. Os itens do banco serão utilizados na montagem das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2020, que será aplicado pelo Inep em 22 de novembro. Todas as 21 áreas de conhecimento incluídas na chamada pública tiveram inscrições confirmadas e as mais procuradas foram pedagogia, letras português, matemática e sistemas de informação.

São considerados aptos os professores inscritos que comprovem vínculo com instituições de educação superior ou que tenham atestado o exercício de atividade docente nos últimos 18 meses em curso de graduação da área para a qual pretendem elaborar itens. Esses e outros requisitos básicos especificados no edital são eliminatórios no processo de convocação de docentes para capacitação.

Critérios e seleção – São considerados títulos de pós-graduação (lato e stricto sensu), experiência docente na educação superior e experiências em edições anteriores do Enade. A convocação de docentes para capacitação obedece a pontuação obtida, observadas as necessidades de cada área. Todos os selecionados passarão por capacitação, que informa normas, procedimentos e critérios técnicos requeridos para a elaboração e a revisão de itens para o BNI.

O processo segue o cronograma abaixo.

Atividade Período
Seleção e convocação para capacitação 17/2/2020 a 6/3/2020
Capacitação 10/3/2020 a 28/3/2020
Oficina de elaboração de itens 1/4/2020 a 1/5/2020

A elaboração de itens é uma atividade remunerada que prevê uma série de compromissos. Cumprir o termo de sigilo e assegurar que os itens sejam inéditos são alguns deles.

BNI – O Banco Nacional de Itens fornece insumos para os diversos exames e avaliações desenvolvidos pelo Inep, assegurando a disponibilidade de itens de qualidade, elaborados e revisados para cada instrumento, seja ele prova ou questionário. Todos os colaboradores participam de capacitações e oficinas de elaboração e revisão. A participação da comunidade educacional e acadêmica de todo o Brasil amplia a diversidade e melhora a adequação dos instrumentos para a avaliação da educação do país.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é constituído por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico. Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep