Ausentes por motivo de saúde devem pedir dispensa da prova até 21 de janeiro de 2022

Data de publicação: 16 de novembro de 2021. Categoria: Notícias

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou no último domingo (14) as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. Os participantes que não compareceram por motivos de saúde previstos no edital devem formalizar o pedido de dispensa da prova, no período de 16 de dezembro a 21 de janeiro de 2022, por meio do Sistema Enade.

Para isso, é necessário apresentar a documentação comprobatória. Vale destacar que a regularidade junto ao Enade é requisito para colar grau, tendo em vista que o exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação nacionais, conforme o art. 5º da Lei n.º 10.861/2004.

QUESTIONÁRIO DO COORDENADOR – Nesta terça-feira (16), começa o período de preenchimento do Questionário de Coordenador de Curso. O prazo vai até o dia 26 deste mês. O questionário coleta informações referentes ao perfil do coordenador e aos contextos de formação dos estudantes, o que auxilia na compreensão dos resultados do Enade.

ENADE 2021 – Na edição de 2021, o Enade avalia 493.042 estudantes concluintes de 8.009 cursos das 30 áreas do conhecimento vinculadas ao ano II do sexto ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). No que se refere a bacharelado, são avaliados os concluintes e os cursos de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, design, educação física, filosofia, geografia, história, química e sistemas de informação.

Em termos de licenciatura, são avaliados os cursos de artes visuais, ciência da computação, ciências biológicas, sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, letras – inglês, matemática, música, pedagogia e química. Também fazem parte da avaliação os cursos superiores de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, em gestão da tecnologia da informação e em redes de computadores.

ENADE – Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sinaes, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Juntos, eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada em seu histórico escolar pela instituição de educação superior à qual está vinculado.

Informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep