Aberto prazo para inscrições dos estudantes e enquadramento de cursos do Enade 2023

Data de publicação: 1 de julho de 2023. Categoria: Notícias

Os coordenadores de curso já podem inscrever os estudantes ingressantes e concluintes habilitados para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. O procedimento deve ser realizado até o dia 31 de julho, por meio do Sistema Enade.

O exame será aplicado em 26 de novembro e avaliará os estudantes concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao Ano I do Ciclo Avaliativo do Enade. Na Universidade Federal do Ceará, 26 cursos participam desta edição do exame.

No momento da inscrição, a instituição deve informar o número de CPF do estudante, conforme cadastrado na Receita Federal, bem como seus dados acadêmicos. Ao final do processo, cabe à Instituição de Educação Superior (IES) comunicar ao estudante sobre sua inscrição no exame.

Veja também:
Manual do Coordenador e do Secretário do Curso de Graduação
Live Enade 2023

CADASTRO – O estudante concluinte também tem responsabilidades nessa fase do Enade. O primeiro passo obrigatório é o preenchimento do cadastro com informações de contato, que deve ser concluído até 18 de novembro. Após o cadastro, nos prazos definidos no edital do Enade, os estudantes concluintes precisarão realizar outras ações no sistema, como as solicitações de atendimento específico, especializado ou por nome social, quando necessário; a indicação do curso para realização da prova, nos casos em que o estudante possuir mais de uma inscrição no exame; e o preenchimento do Questionário do Estudante.

Veja também:
Manual do Aluno

NOVIDADES – Neste ano, o exame contará com novidades. Para os participantes com deficiência visual que solicitarem, o Cartão-Resposta ampliado (fonte 18) estará disponível. O tempo mínimo de permanência na sala de aplicação da prova (para ter atestada a presença), que antes era de uma hora, passará a ser de duas horas.

ALTERAÇÃO DO LOCAL DE PROVA – Também está aberto o prazo para alteração do local de prova. Os coordenadores de curso deverão indicar os locais de prova dos estudantes em mobilidade acadêmica, ou seja, que na data da prova estarão em atividade curricular de média ou longa duração fora do município-sede do curso avaliado.

ENADE– Aplicado desde 2004 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Eles formam um conjunto avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras.

O objetivo do exame é avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional dos estudantes.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e subsidiam decisões de gestores educacionais, escolhas de estudantes, além de inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e aperfeiçoamento da qualidade da educação superior.