Inep antecipa divulgação da lista dos estudantes regulares no Enade 2019

Data de publicação: 23 de dezembro de 2019. Categoria: Notícias

Ciente da importância do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os procedimentos de colação de grau e emissão de diplomas realizados pelas instituições de educação superior, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou, para esta segunda-feira, 23 de dezembro, os Relatórios de Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2019. Portanto, os estudantes que se encontram em situação regular estarão aptos a colar grau ainda em 2019. O Enade é componente curricular obrigatório das matrizes dos cursos e, por isso, a participação nas provas e o preenchimento do Questionário do Estudante são imprescindíveis para a obtenção do diploma de graduação.

“A antecipação do prazo inicialmente previsto em edital, que seria em 2 de janeiro de 2020, representa o respeito do Inep pelos estudantes e também a isonomia e a transparência em seus processos de divulgação de resultados e disseminação de dados, já que os relatórios de regularidade foram disponibilizados simultaneamente para todos os participantes do exame’’, destaca o presidente substituto do Inep, Camilo Mussi. O diretor de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Inep, Moaci Alves Carneiro, complementa: “Nós vamos beneficiar os estudantes que precisam colar grau e também as instituições, dada a importância deste relatório para a emissão dos diplomas aos graduandos”, explica.

O Enade 2019 registrou a inscrição de quase 1,2 milhão de estudantes ingressantes e concluintes, vinculados a mais de 8 mil cursos avaliados, pertencentes a 29 áreas de conhecimento: agronomia; arquitetura e urbanismo; biomedicina; educação física; enfermagem; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de produção; engenharia de controle e automação; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; e zootecnia. Os cursos que oferecem o grau de tecnólogo são os seguintes: tecnologia em agronegócio; tecnologia em estética e cosmética; tecnologia em gestão ambiental; tecnologia em gestão hospitalar; tecnologia em radiologia; e tecnologia em segurança no trabalho.

Ausentes – O Inep também antecipou o período para justificativa de ausência no Enade 2019. A partir de amanhã, 24 de dezembro, os estudantes inscritos na condição de concluintes que não compareceram ao exame por ocorrências de ordem pessoal ou compromissos profissionais devem fazer a solicitação de dispensa da prova, via Sistema Enade, para o coordenador de seu curso. O período para justificativa de ausência vai até 5 de fevereiro de 2020. Nesse período, a instituição de educação superior também poderá apresentar solicitações de dispensa em casos de ausência do estudante devido a compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado pelo Enade ou por atos de responsabilidade da instituição, que serão analisados pelo Inep.

Fazer a prova ou justificar a ausência é obrigatório para a regularidade junto ao Enade. O concluinte que permanecer em situação de irregularidade não estará apto a colar grau até que ocorra regularização pelo Inep na edição subsequente do exame. É importante salientar que os estudantes que realizaram a prova ou que serão dispensados têm garantida a regularidade apenas se tiverem preenchido o Questionário do Estudante no período estabelecido em edital.