Gabaritos das questões objetivas e Cadernos de Questões serão disponibilizados quarta-feira (27)

25 de novembro de 2019

As provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 foram realizadas, no último domingo (24), em 1.217 locais de aplicação, em 1.063 municípios de todo o país. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou o comparecimento de 390.365 participantes, correspondente a 89,6% dos estudantes habilitados.

Os gabaritos das questões objetivas (múltipla escolha) serão publicados nesta quarta-feira (27), no portal do Inep. Os Cadernos de Provas de cada graduação também ficarão acessíveis na mesma data. No caso das questões discursivas das provas de formação geral e componente específico, a previsão de divulgação é para o início de março de 2020.

Dispensa – Os participantes com inscrição homologada que não compareceram ao exame neste domingo devem fazer a solicitação de dispensa da prova para o coordenador de curso de sua instituição, de 2 de janeiro a 5 de fevereiro de 2020. Fazer a prova ou justificar a ausência é obrigatório para a regularidade junto ao Enade. O concluinte que ficar irregular não cola grau, de acordo com as regras do edital.

Enade – O exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e o Questionário do Estudante, respondido por 93,7% dos participantes. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. Apenas os concluintes precisam fazer a prova. No histórico escolar do estudante, ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade, requisito para colação de grau em cursos de graduação.