Divulgados gabaritos preliminares das questões objetivas e Cadernos de Provas

26 de novembro de 2019

Os gabaritos preliminares das questões objetivas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 estão publicados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Também estão disponíveis para download os 29 Cadernos de Provas das graduações avaliadas nesta edição do exame. No início do próximo ano, sai o padrão de resposta para as questões discursivas.

A divulgação estava prevista para quarta-feira (27). O Inep conseguiu antecipá-la para esta terça-feira (26).

Recursos – As manifestações contrárias aos gabaritos preliminares devem ser encaminhadas ao endereço eletrônico bnienade@inep.gov.br até 25 de janeiro de 2020. O gabarito definitivo e o padrão de resposta das questões discursivas estão previstos para serem divulgados no início do ano que vem.

Comparecimento – As provas do Enade foram aplicadas no último domingo, 24 de novembro, em 1.217 locais de 1.063 municípios do país. O exame foi realizado por 390 mil estudantes, 89,6% do total dos inscritos nesta edição – 435 mil concluintes de 1.953 instituições de educação superior.

Provas – Os participantes tiveram quatro horas para responder às 40 questões, sendo 10 de formação geral (comum a todos os estudantes), com 2 itens discursivos envolvendo situações-problema, e 8 de múltipla escolha; e 30 questões de componente específico de área, sendo 3 discursivas.

Cursos 2019 – O Enade avalia, nesta edição, 8,4 mil cursos de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia em ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais e segurança.

Enade – Aplicado desde 2004, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é uma das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Os concluintes das áreas avaliadas devem realizar a prova para avaliação de desempenho e responder ao Questionário do Estudante. No histórico escolar do estudante, ficará registrada a situação de regularidade junto ao Enade, requisito para colação de grau em cursos de graduação.