Divulgados gabaritos preliminares das questões objetivas e Cadernos de Provas

Data de publicação: 26 de novembro de 2019. Categoria: Notícias

Os gabaritos preliminares das questões objetivas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 estão publicados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Também estão disponíveis para download os 29 Cadernos de Provas das graduações avaliadas nesta edição do exame. No início do próximo ano, sai o padrão de resposta para as questões discursivas.

A divulgação estava prevista para quarta-feira (27). O Inep conseguiu antecipá-la para esta terça-feira (26).

Recursos – As manifestações contrárias aos gabaritos preliminares devem ser encaminhadas ao endereço eletrônico bnienade@inep.gov.br até 25 de janeiro de 2020. O gabarito definitivo e o padrão de resposta das questões discursivas estão previstos para serem divulgados no início do ano que vem.

Comparecimento – As provas do Enade foram aplicadas no último domingo, 24 de novembro, em 1.217 locais de 1.063 municípios do país. O exame foi realizado por 390 mil estudantes, 89,6% do total dos inscritos nesta edição – 435 mil concluintes de 1.953 instituições de educação superior.

Provas – Os participantes tiveram quatro horas para responder às 40 questões, sendo 10 de formação geral (comum a todos os estudantes), com 2 itens discursivos envolvendo situações-problema, e 8 de múltipla escolha; e 30 questões de componente específico de área, sendo 3 discursivas.

Cursos 2019 – O Enade avalia, nesta edição, 8,4 mil cursos de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia em ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais e segurança.

Enade – Aplicado desde 2004, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é uma das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Os concluintes das áreas avaliadas devem realizar a prova para avaliação de desempenho e responder ao Questionário do Estudante. No histórico escolar do estudante, ficará registrada a situação de regularidade junto ao Enade, requisito para colação de grau em cursos de graduação.