As instituições de educação superior têm até 30 de agosto para fazer a retificação de enquadramento de cursos e de inscrição de estudantes para participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Os procedimentos são realizados exclusivamente pela internet, no Sistema Enade, conforme definido em edital.
Enquadramento e inscrições – Os procuradores educacionais institucionais (PIs) são os responsáveis por vincular seus cursos às áreas avaliadas pelo Enade 2019. O enquadramento relaciona os projetos pedagógicos dos cursos com as diretrizes de prova, publicadas no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já os coordenadores de curso são os responsáveis pela inscrição dos estudantes ingressantes e concluintes habilitados à edição de 2019 do exame. Tanto as orientações para o enquadramento de cursos quanto os critérios para caracterizar a habilitação dos estudantes para inscrição estão detalhados no edital do exame.
Áreas – Este ano serão avaliados os estudantes dos cursos vinculados às áreas que conferem grau de bacharel em Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins; Engenharias e Arquitetura e Urbanismo; e grau de tecnólogo nos cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.
Cadastro – O estudante concluinte também tem responsabilidades nessa fase do Enade. Somente após o preenchimento do cadastro com informações pessoais e nos prazos definidos no Edital Inep nº 43/2019 é que o estudante poderá solicitar atendimento específico, especializado ou por nome social e preencher o Questionário do Estudante, instrumento obrigatório do Enade. O estudante precisa criar login e senha na opção “Primeiro Acesso” da página inicial do Sistema Enade. Só conseguirão fazer o cadastro aqueles que já tiverem sido inscritos pelos responsáveis das instituições. O estudante que não identificar sua inscrição no Sistema Enade poderá solicitar esclarecimentos e providências diretamente com seu coordenador de curso.
Exame – O Enade é componente curricular obrigatório e, portanto, imprescindível para que o estudante cole grau e obtenha o diploma. A regularidade no Enade constará no histórico escolar. O Inep aplica o exame e atesta a regularidade dos estudantes. Já a responsabilidade pela verificação e emissão de documentos de conclusão dos cursos de graduação, pela colação de grau e pelo diploma é das instituições.
O Enade será aplicado dia 24 de novembro. Fazem a prova os estudantes concluintes inscritos, que estão convocados para realizar o exame e para preencher o Questionário do Estudante. Os estudantes ingressantes não realizam a prova, mas precisam ser inscritos para fins de regularidade junto ao Enade.