Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Área do conteúdo

MEC e Inep ajustam cronograma da avaliação prática

Data da publicação: 18 de setembro de 2024 Categoria: Notícias de 2024 Tags:

Imagem horizontal de jovem usando notebook. Ao lado está escrito "Enade 2024 licenciaturas"

 

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ajustaram o cronograma do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024. As mudanças contemplam, basicamente, alguns dos prazos para realização de procedimentos relativos à Avaliação da Prática, uma das principais novidades trazidas com o Enade das Licenciaturas. A retificação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (16). 

Além das alterações no cronograma, foi incluída, no edital, uma especificação referente à supervisão da aula a ser ministrada pelo estudante durante o estágio, que poderá ser acompanhada pelo(a) coordenador(a) pedagógico(a) ou pelo(a) diretor(a) pedagógico(a) da escola. 

Confira as mudanças do cronograma: 

  • Preenchimento de declaração de existência de estudantes habilitados para a avaliação prática: 23 de setembro a 15 de novembro de 2024. 
  • Cadastro de orientadores de estágio: 23 de setembro a 15 de novembro de 2024. 
  • Cadastro de supervisores de estágio: 23 de setembro a 15 de novembro de 2024. 
  • Preenchimento dos dados pessoais dos supervisores de estágio: 23 de setembro a 15 de novembro de 2024. 
  • Inscrição de estudantes habilitados para a avaliação prática: 23 de setembro a 15 de novembro de 2024. 
  • Preenchimento do Questionário do Estudante: 23 de setembro a 23 de novembro de 2024. 
  • Preenchimento do Questionário de avaliação prática pelo estudante: 23 de setembro a 3 de dezembro de 2024. 
  • Capacitação para supervisores de estágio sobre a avaliação prática: 23 de setembro e 29 de novembro de 2024. 
  • Capacitação para orientadores de estágio sobre a avaliação prática: 23 de setembro e 29 de novembro de 2024. 

 

Enade Licenciaturas

A partir desta edição, o exame terá foco na avaliação dos cursos que formam professores para a educação básica. O Inep aplicará as provas teóricas, já comumente realizadas, e acrescentará uma avaliação da prática dos estudantes de graduações direcionadas à docência. O objetivo é aprimorar os processos avaliativos e, consequentemente, as evidências a respeito da formação de docentes no Brasil. Com isso, o exame passa a ter dois tipos de avaliação, teórica e prática, com um cronograma específico para cada uma delas. 

  • O Inep aplicará as provas teóricas do Enade 2024 no dia 24 de novembro. 

 

Cursos avaliados

O exame será aplicado a cursos de 17 áreas de conhecimento diferentes. A edição de 2024 avaliará licenciaturas das áreas de artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química. 

 

Enade

Realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. A inscrição é obrigatória para todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica ou à avaliação prática, vinculados às áreas avaliadas, conforme critérios de habilitação estabelecidos em edital. 


Informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo