Enade 2021 será aplicado em 14 de novembro
Data da publicação: 16 de julho de 2021 Categoria: NotíciasO Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 será aplicado, no dia 14 de novembro, aos concluintes de cursos de graduação e cursos superiores de tecnologia nas áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Coordenadores de cursos deverão inscrever os estudantes (ingressantes e concluintes) a partir de 19 de julho, no Sistema Enade. O prazo se encerra 8 de agosto. As principais datas, diretrizes e os procedimentos do Enade foram anunciados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) por meio do Edital nº 36/2021, publicado na última terça-feira, 13 de julho, no Diário Oficial da União.
Os alunos ingressantes no ano de 2021 precisam ser inscritos para fins de regularidade junto ao Enade, ficando dispensados de participar da prova. Já para os concluintes a participação no exame envolve responder ao Questionário do Estudante e fazer a prova.
O Enade 2021 avaliará cursos de 30 áreas de graduação, por meio do desempenho dos estudantes. No grau acadêmico bacharelado, serão avaliados os cursos de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, design, educação física, filosofia, geografia, história, química e sistemas de informação.
Em relação à licenciatura, serão avaliados os cursos de artes visuais, ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, letras – inglês, matemática, música, pedagogia e química. Também farão parte da avaliação os seguintes cursos superiores de tecnologia: tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia em gestão da tecnologia da informação e tecnologia em redes de computador.
- Veja a relação de cursos da UFC que participam do Enade 2021
ENQUADRAMENTO – Além das inscrições dos estudantes, outras três fases do Enade 2021 também estão com prazos abertos: enquadramento dos cursos, cadastro das informações de contato pelos estudantes concluintes e alteração do local de prova de estudantes de cursos na modalidade a distância ou em mobilidade acadêmica. O enquadramento dos cursos deve ser feito por representantes das instituições de educação superior, os chamados procuradores educacionais institucionais (PI). Nessa etapa, as instituições vinculam seus cursos às áreas de avaliação do Enade correlacionadas aos respectivos projetos pedagógicos, com base nas Diretrizes de Prova publicadas no portal do Inep.
CADASTRO – A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. Após a inscrição dos coordenadores, os estudantes concluintes habilitados para o Enade 2021 também devem preencher o cadastro no período de 19 de julho a 13 de novembro. O estudante que precisar de atendimento especializado e/ ou tratamento pelo nome social pode solicitar entre 30 de agosto e 3 de setembro, no Sistema Enade.
LOCAL DE PROVA – A partir do dia 19 de julho, estará aberto o prazo para alteração do local de prova dos estudantes vinculados a cursos na modalidade a distância ou que estejam em mobilidade acadêmica. Os coordenadores de curso deverão indicar os locais de prova daqueles que na data da prova estarão em atividade curricular de média ou longa duração fora do município-sede do curso avaliado ou do polo de apoio presencial a que estiver vinculado.
- Confira o cronograma completo do Enade 2021
REUNIÃO – Na próxima segunda-feira (19), a partir das 10h, será realizada a primeira reunião com as coordenações de curso, via Google Meet. Posteriormente, será divulgado o cronograma de sensibilização da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) junto às unidades acadêmicas.
ENADE – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep