Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Área do conteúdo

Edital do Enade 2018 será publicado a partir de 18 de junho

Data da publicação: 14 de junho de 2018 Categoria: Notícias

As diretrizes, os procedimentos e o cronograma do Exame Nacional Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 serão conhecidos na próxima semana. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prepara-se para publicar o Edital do Exame na próxima segunda-feira, 18 de junho, detalhando as diretrizes apresentadas nas portarias já publicadas.

O edital trará as principais datas, as responsabilidades das Instituições de Educação Superior (IES) e dos estudantes; além dos critérios que definem quem deve ser inscrito, e as condições para obtenção de regularidade perante o Enade, indispensável para a colação de grau.

A Portaria Normativa MEC nº 501/2018, que regulamenta esta edição, foi publicada em 25 de maio, adiantando as áreas que terão os cursos avaliados, os estudantes que precisam ser inscritos e as obrigações das Instituições de Educação Superior (IES). O Inep também já publicou, em 4 de junho, as 27 portarias normativas com as diretrizes de prova, perfis, competências e conteúdos avaliados em cada uma das áreas. Todos os documentos foram publicados no Diário Oficial da União e estão disponíveis para consulta no Portal do Inep.

Estão habilitados e devem ser inscritos pelos dirigentes das IES todos os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos vinculados às áreas de avaliação do ano III do Ciclo Avaliativo do Enade. Os estudantes ingressantes serão dispensados da participação no Enade 2018. Já os estudantes concluintes, para serem considerados regulares, precisam ser inscritos, participar do Exame por meio da realização da prova e preenchimento do Questionário do Estudante. São considerados habilitados:

  • Estudantes ingressantes – aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano da edição do Enade, que estejam devidamente matriculados e tenham de zero a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições.
  • Estudantes concluintes dos cursos de bacharelado – aqueles que tenham expectativa de conclusão de curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2018.
  • Estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia – aqueles que tenham expectativa de conclusão de curso até dezembro de 2018 ou que tenham integralizado 75% da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2018.

ENADE – O Exame Nacional Desempenho de Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade.

Clique aqui para acessar as portarias do Enade 2018

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo