Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Área do conteúdo

Definidas diretrizes do exame para cursos a serem avaliados

Data da publicação: 10 de junho de 2016 Categoria: Notícias

As diretrizes do Enade 2016 foram publicadas, nesta quinta-feira (9), no Diário Oficial da União (DOU). As portarias se referem às competências, conhecimentos e habilidades a serem avaliados.

As normas foram definidas pelas comissões assessoras de área e orientadas pelas diretrizes curriculares nacionais dos respectivos cursos de graduação. “As provas foram organizadas a partir desses parâmetros estabelecidos e seus resultados devem oferecer subsídios para orientação das políticas públicas das áreas”, explicou a Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini.

CURSOS – Na UFC, farão o Enade bacharelandos de Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Zootecnia.

O exame é obrigatório para os concluintes com expectativa de conclusão do curso até julho de 2017 ou que já tenham concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição.

PROVAS – Com duração de quatro horas, as provas serão realizadas em 20 de novembro, às 12 horas (horário de Fortaleza). Estudantes de todos os cursos a serem avaliados farão prova de formação geral, com dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. Nas provas específicas, serão 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.

INSCRIÇÕES – As instituições de ensino superior são responsáveis por inscrever os estudantes habilitados para o Enade 2016 no período de 6 de julho a 7 de agosto.

Os ingressantes de 2016 também devem ser inscritos, mas são dispensados da prova e sua situação de regularidade é atestada por meio de relatório específico emitido pelo Inep. Ficam dispensados também os estudantes que colarem grau até 31 de agosto de 2016 ou que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil.

IRREGULARES – As instituições também deverão inscrever os estudantes irregulares de anos anteriores, no período de 15 a 29 de junho. Eles também estão dispensados da prova e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório do Inep.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo