Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Área do conteúdo

Cinco cursos da UFC estão entre os 10 melhores do País em suas áreas

Data da publicação: 13 de março de 2017 Categoria: Notícias

Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade Federal do Ceará teve crescimento de seu Índice Geral de Curso (IGC) contínuo, o principal indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC).

A UFC obteve nota 3,75 no IGC contínuo e nota 4 (de uma escala de zero a 5) no IGC por faixa, resultados divulgados nesta quarta-feira (8) pelo MEC.

Além disso, os cursos de Design, Secretariado Executivo, Publicidade e Propaganda, Psicologia (Fortaleza) e Administração (Diurno) ficaram entre os 10 melhores de suas áreas, de acordo com o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), divulgado na mesma ocasião.

Com os dados do IGC, a Universidade passou da 21ª para a 18ª posição no ranking de todas as universidades, públicas e privadas, do País. No ranking regional, a UFC ocupou a segunda posição do Norte-Nordeste, apenas 0,01 ponto atrás da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O IGC é o indicador oficial de qualidade do MEC para as instituições de ensino superior. Ele considera a média da avaliação dos cursos de graduação feita pelo próprio Ministério, a nota de avaliação dos programas de pós-graduação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a distribuição dos estudantes entre os vários níveis de ensino.

O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, comemorou o desempenho da Universidade e destacou a importância dos processos de avaliação e os subsídios que eles trazem para a Instituição. “Quero parabenizar a todos por este resultado: à Pró-Reitoria de Graduação, pelo trabalho que vem fazendo; alunos, coordenadores de curso, chefes de departamento, diretores de unidades acadêmicas… Ter esta quantidade de cursos entre os 5% melhores do País é um resultado muito expressivo”, avaliou.

O Reitor destacou especialmente o desempenho do Curso de Design. “Ele tem superado todas as expectativas e está inteiramente integrado à vida da Universidade, participando e prestando colaboração sempre que necessário. É realmente um exemplo de curso a ser seguido”, disse.

CPC E ENADE – Os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) também trouxeram boas notícias para a UFC. Dos 16 cursos avaliados da UFC, oito obtiveram nota 5, a máxima, e cinco, a nota 4. Dois cursos obtiveram nota 3 e apenas um, nota 2.

Além dos cinco cursos que entraram na lista dos 10 melhores do País, por área, também se destacaram os dois cursos da Faculdade de Direito: o diurno, que ficou na 12ª posição nacional, e o noturno, na 15ª colocação, na comparação com todos os 1.059 cursos da área avaliados. O Curso de Administração noturno ficou entre os 5% melhores cursos da área, ocupando a posição de número 55 entre as 1.758 graduações avaliadas. O Curso de Psicologia de Sobral registrou queda na sua nota do Enade, mas manteve-se entre os 6% melhores cursos do País.

Destaques também na área de Comunicação Social: o Curso de Jornalismo saltou da posição 217 para a de número 26. Já o Curso de Publicidade e Propaganda passou da posição 251 para a de número 7, sendo hoje um dos 10 melhores do País. O crescimento é resultado do trabalho de conscientização realizado pelas coordenações dos cursos, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), junto aos concludentes.

O Enade é aplicado anualmente a alunos concluintes de alguns cursos de graduação. Já o CPC é calculado a partir das notas do Enade, considerando-se ainda questões como infraestrutura e corpo docente dos cursos e a diferença entre a nota de entrada dos alunos (avaliada pelo Exame Nacional do Ensino Médio) e a nota de saída (avaliada pelo Enade).

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo