Inep publica gabaritos definitivos e padrões de resposta do Enade 2019

Data de publicação: 27 de fevereiro de 2020. Categoria: Notícias

Os gabaritos das questões de múltipla escolha e os padrões de resposta definitivos das questões discursivas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No ano passado, o Enade avaliou cursos de 29 áreas de conhecimento.

Os gabaritos preliminares do Enade 2019 foram publicados na semana da aplicação. Após análise das manifestações recebidas em relação aos gabaritos, foram estabelecidas as versões definitivas para as questões de múltipla escolha, publicadas na última sexta-feira (21).

Comparecimento – As provas do Enade foram aplicadas em 1.217 locais de 1.063 municípios do país. O exame foi realizado por 390 mil estudantes, 89,6% do total dos inscritos nesta edição – 435 mil concluintes de 1.953 instituições de educação superior. A aplicação ocorreu em 24 de novembro de 2019.

Provas 2019 – Participantes de todas as áreas responderam a 40 questões, sendo 10 de formação geral (comum a todos os estudantes), com 2 itens discursivos envolvendo situações-problema, e 8 de múltipla escolha; e 30 questões de componente específico de área, sendo 3 discursivas.

Cursos – Na edição de 2019, foram avaliados 8,4 mil cursos de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia em ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais e segurança.

Enade – Aplicado desde 2004, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é uma das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Os concluintes das áreas avaliadas devem realizar a prova para avaliação de desempenho e responder ao Questionário do Estudante. No histórico escolar do estudante, ficará registrada a situação de regularidade junto ao Enade, requisito para colação de grau em cursos de graduação.