Questionário do Estudante deve ser preenchido até 26 de novembro, véspera da prova
Data da publicação: 16 de novembro de 2022 Categoria: NotíciasEstudantes concluintes inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 devem preencher o Questionário do Estudante até o dia 26 de novembro. A ferramenta estará disponível no Sistema Enade somente até esta data, véspera da prova.
Na Universidade Federal do Ceará, 16 cursos participarão do Exame.
O preenchimento do questionário e a participação na prova são verificados pelo Inep para atribuição de regularidade de cada estudante junto ao Enade. Vale lembrar que o Enade é componente curricular obrigatório, conforme determina o § 5º do art. 5º da Lei nº10.861/2004 e o § 1º do art. 39 da Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018. Assim, a existência de irregularidade no Enade impossibilita a colação de grau do estudante, em decorrência da não conclusão do curso.
O Questionário do Estudante é utilizado para compor o perfil dos participantes do Enade e é uma oportunidade para que o aluno avalie diversos aspectos do seu curso e da sua formação. As respostas permitem que o Inep conheça melhor diversos aspectos das condições de oferta dos cursos e da qualidade da educação superior no Brasil, informações que servirão para subsidiar inúmeras políticas públicas educacionais.
O questionário deve ser preenchido exclusivamente pelo estudante, não sendo admitidas quaisquer manipulações, influências ou pressões de terceiros. Caso o estudante perceba alguma dessas situações, configurando tentativa de manipulação do preenchimento do questionário, é importante que entre em contato com o Inep, relatando o ocorrido por meio do ‘Fale Conosco’, disponível no Portal do Inep.
Aplicação – A prova do Enade 2022 será aplicada no dia 27 de novembro aos concluintes de cursos de graduação das áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do exame.
Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um dos instrumentos avaliativos previstos no Sinaes. O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep